domingo, 20 de fevereiro de 2011

Regulamento 2º Festival Nacional de Teatro Amador LUPA

ATENÇÃO: Grupos de Rua podem se inscrever, seguindo o mesmo regulamento, porém os locais de apresentação serão informados no ato da confirmação da apresentação. Os horários serão estipulados entre as apresentações das 15h e 20h, também informados no e-mail de confirmação. A premiação se dará nas mesmas categorias, porém em separado. O 2º Festival Nacional de Teatro Amador LUPA terá a modalidade Palco e Rua. Sejam todos bem vindos!




2º Festival Nacional de Teatro Amador LUPA

Luz, Palco, Ação!



“Uma semana artística, onde você e seu grupo podem vir fazer novos amigos e assistir apresentações de vários outros grupos nacionais.”





De 07 a 12 de Novembro de 2011

Apresentações as 15:00h e 20:00h

Local: Centro Cultural Roberto de Vasconcelos “Vasco”



Regulamento


I – DO OBJETIVO

Art. 1° – A Cia. Anjos Gripados de São José do Rio Preto, através de seus representantes, promoverão nos dias 07 a 12 de Novembro de 2011, o 2º Festival Nacional de Teatro Amador LUPA - Luz, Palco, Ação!
Art. 2° – O LUPA objetiva promover o intercâmbio entre grupos teatrais não profissionais (SEM DRT) para destacar e divulgar novos talentos, valorizar a arte e incentivar manifestações culturais.

II – DO EVENTO

Art. 3° – A apresentação de todos os espetáculos participantes do Festival se dará no Centro Cultural Roberto de Vasconcelos “Vasco”, situado à Rua São João, 1840 – Vila Zilda, São Jose do Rio Preto, SP, nos dias 07 a 12 de Novembro de 2011, com sessões diárias às 15:00h e às 20:00h.
Art. 4º – Serão realizados nestes mesmos dias, no período da manhã, workshops e atividades formativas, desenvolvidas pelos grupos participantes e/ou por profissionais da cidade, a serem selecionados pela comissão organizadora.
Art. 5° – O mapa de palco deverá ser enviado pelo grupo juntamente com a documentação de inscrição. A comissão informará da possibilidade da montagem do espetáculo.

III – DA INSCRIÇÃO

Art. 6° – Todos os interessados em participar do LUPA deverão encaminhar a documentação completa descrita no Art. 10° para a Organização do Festival de 01 de Julho até 15 de Agosto de 2011. A documentação será analisada pela organização, que entrará em contato com o grupo via e-mail, até o prazo de 01 de Setembro de 2011, para a efetivação da participação dos grupos selecionados mediante o pagamento da taxa.
Art 7º – Serão selecionados 10 grupos, em caso de número maior ou igual de inscritos, por critérios da organização do evento. Caso o número de inscritos não alcance o máximo de 10 grupos ou não tenha qualidade técnica e artística, a organização se detém no direito de realizar apresentações em número inferior a 10.
Art. 8° – A Taxa é obrigatória, no valor de R$5,00 (cinco reais) por integrante do Grupo (incluindo técnica). É permitido Máximo de 15 integrantes por grupo, sendo estes elenco e técnica, em sua totalidade. Deve-se constar que em caso de desistência de algum inscrito (grupo ou integrante) não haverá devolução da taxa de inscrição. Para os casos de desistência de grupo, o mesmo será substituído a critério da organização do evento e o mesmo não poderá participar das próximas 02 edições do Festival.
Art. 9° – O pagamento deverá ser efetuado após a confirmação da participação do grupo no festival, que ocorrerá em contato via e-mail. Faz-se necessário então, um depósito bancário na conta descrita: Banco Caixa Econômica Federal, Ag. 2205 – Conta Poupança 013/00.010.333-2 de 01 a 10 de Setembro de 2011.
Art. 10° – Para realizar sua inscrição, cada grupo deverá encaminhar a Organização do LUPA os documentos citados abaixo, OBRIGATORIAMENTE VIA CORREIO para o endereço: Rua Coronel Spinola de Castro, 2735 - Centro – São José do Rio Preto – SP – CEP 15015-500, aos cuidados de Daiane Ricardo, com o prazo limite de 15 de Agosto de 2011, sendo este contato pela DATA DE POSTAGEM. Não serão aceitas inscrições postadas após esta data.

Documentação impressa
- Ficha de inscrição
- 01 cópia do texto;
- 01 cópia de documento de autorização de montagem do texto, podendo ser emitida diretamente pelo autor, ou documento oficial de órgão detentor dos direitos autorais (SBAT ou ABRAMUS).
- Declaração de direito de uso da imagem assinada por todos os integrantes do grupo.

Documentação em CD
- 01 foto de divulgação do espetáculo
- 01 foto de cada integrante do grupo (para crachá, não necessitando ser 3x4)
- 01 cópia da trilha sonora;
- Currículo do grupo
- Breve currículo dos atores
- Breve currículo do diretor
- Um vídeo da apresentação (peça estreada ou não, sem cortes e edição, com a exata apresentação a ser realizada. O vídeo pode ser realizado com câmera digital simples e ser de ensaio geral, desde que constem figurino e trilha sonora).

Art. 11º – O grupo poderá também enviar uma proposta de workshop, com duração máxima de 3horas, que poderá ser selecionado pela comissão organizadora. Para tanto, faz-se necessário o envio impresso dos seguintes documentos:

- Programa do workshop, constando nome, tema e atividades a serem ministradas.
- Critérios de participantes (número máximo, idades mínimas, se necessário).
- Materiais necessários para a realização do workshop.
- Breve currículo do ministrante.

Art. 12º – O grupo selecionado para a participação do Festival não garante a seleção de seu workshop, ficando a critério da organização a seleção do espetáculo e workshop em conjunto ou separadamente.
Art. 13° – Poderão participar somente grupos amadores – sem DRT.
Art. 14° – Todo o material recebido não será devolvido, passando a fazer parte do acervo do Festival.
Art. 15° – Não serão aceitas inscrições daqueles que não atenderem todas as exigências dos itens acima descritos.
Art. 16° – Após a seleção dos grupos, a organização entrará em contato com os grupos via e-mail para a efetivação da participação. Deste modo, cada grupo deve realizar o depósito e ENVIAR VIA E-MAIL O COMPROVANTE DE DEPÓSITO, para serem devidamente registrados no festival e receberem as datas e horário da apresentação.
Art. 17° – Nenhum grupo ou integrante poderá ter envolvimento profissional com integrantes da Cia. Anjos Gripados ou Comissão Julgadora. Caso contrario o grupo esta automaticamente desclassificado do LUPA. E se esse artigo for transgredido após a premiação e a organização tomar ciência os prêmios deverão ser devolvidos.

IV – REGRAS GERAIS

Art. 18° – O horário limite de chegada dos grupos será de 2 horas de antecedência, no Teatro, no dia de sua apresentação no Festival. É obrigatória a presença de todos os integrantes de cada grupo para procedimento de identificação e orientação. É obrigatório o uso de crachá de identificação nas dependências do LUPA.
Art. 19° – Cada grupo será responsável pela organização das salas, camarins, palco e cenários. Assim como ficará a cargo dos grupos caso algum equipamento do centro cultural ou alojamento seja danificado, sendo necessário o ressarcimento financeiro do mesmo.
Art. 20° – NÃO SERÁ PERMITIDA EM HIPÓTESE ALGUMA:

- PERFURAR O PALCO COM PREGO, PARAFUSO, GRAMPOS OU SIMILARES;
- DESCARREGAR NO PISO DO PALCO PEDRA, AREIA, SERRAGEM, TINTA OU SIMILARES, sem proteção;
- TRABALHAR COM FOGO EM CENA OU BASTIDORES;
- UTILIZAR QUALQUER ELEMENTO CÊNICO QUE REPRESENTE PERIGO PARA OS PRESENTES;
- INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS NAS DEPENDÊNCIAS DO TEATRO E ALOJAMENTO, exceto no Bar Cultural para maiores de 18 anos;
- FUMAR NAS DEPENDÊNCIAS DO TEATRO E ALOJAMENTO;
- ENTRADA DE PESSOAS QUE NÃO SEJAM DO ELENCO, TÉCNICA OU DA COMISSÃO ORGANIZADORA NOS CAMARINS OU LOCAIS RESERVADOS.

V – AVALIAÇÃO

Art. 21° – A avaliação será feita por 3 (três) jurados profissionais, nomeados pela comissão organizadora, e divulgados às vésperas do festival.

VI – PENALIDADES

Art. 22º – O grupo que não respeitar a apresentação do outro, será julgado pela comissão organizadora e perderá 2,00 pontos, podendo ser até desclassificado.

VII – PREMIAÇÃO

Art. 23º – Não serão revelados os nomes dos jurados anteriormente ao festival.
Art. 24º – O sistema de notas será realizado por 03 (três) jurados.
Art. 25º – O prêmio se dará por um Troféu “Joinha”, de criação do Artista Plástico Araguai Garcia, exclusivo do Festival LUPA.
Art. 26º – A premiação se dará no ultimo dia do Festival nas seguintes categorias:

- Maquiagem
- Dramaturgia
- Iluminação
- Sonoplastia
- Revelação
- Ator coadjuvante
- Atriz coadjuvante
- Direção
- Figurino
- Cenário
- Ator
- Atriz
- 3° Lugar
- 2° Lugar
- 1° Lugar

Art. 27º – Todos os grupos receberão o certificado de participação.
Art. 28º – Se houver qualquer tipo de tumulto tais como discussão, e/ou agressão verbal, e/ou física, o grupo deverá devolver os prêmios que ganhou e automaticamente o grupo será desclassificado e não poderá participar das próximas 2 (duas) edições do LUPA.

VIII – PARAGRAFO ÚNICO

A organização do Festival se mantém no direito de criação e/ou modificação de diretrizes mediante aviso prévio aos grupos participantes. Haverá exceção de aviso em caso de desrespeito a alguma diretriz existente. A organização reserva-se no direito do uso a imagem e som (de qualquer espécie) dos grupos para a divulgação e apresentação do festival por tempo ilimitado. Não é de responsabilidade da Organização e não ficara a cargo do Festival toda e qualquer solicitação e providencias a respeito de liberação/autorização de direitos autorais de textos e músicas. APÓS A SELEÇÃO, É NECESSÁRIO O ENVIO DO PAGAMENTO DE ECAD. Caso algum grupo necessite de algum equipamento extra ou tenha alguma particularidade na apresentação, deverá constar na ficha de inscrição e a comissão organizadora avaliará o pedido. Não serão aceitos pedidos de equipamentos que não constem na ficha. O não cumprimento de qualquer regra citada anteriormente implica na desclassificação imediata do grupo.

IX – INFORMAÇÕES

Tiago Fernandes – (17) 9618-1208 | Daiane Ricardo – (17) 8121-0240
contatolupa@hotmail.com | http://www.festivallupa.blogspot.com/

_______________________________________________________________________

Ficha de inscrição


2º Festival Nacional de Teatro Amador LUPA – Luz, Palco, Ação!
De 07 a 12 de Novembro de 2011
São José do Rio Preto | SP

Nome do grupo:
Cidade: UF:
Número de participantes no festival (elenco e técnica):
Responsável:
Fone: Cel:
E-mail:

Espetáculo:
Gênero: Censura:
Duração aproximada:
Dramaturgia:                                                         Adaptação (se houver):
Direção:                                                               Co-direção:
Elenco e personagem:
Contra Regra:
Cenografia:
Figurino:
Maquilagem:
Iluminação:
Sonoplastia:
Operador de luz: Operador de som:
Sinopse:

Workshop ou oficina a ser ministrado pelo grupo (opcional)

Título:
Ministrante:
Assunto:
Breve descrição:
Material necessário (a ser fornecido pela organização):
Número máximo de participantes:
Idade mínima (se houver):


OBS: Caso o grupo precise de algum material que a organização possa fornecer, favor citar nesta ficha para que possamos analisar e informar o grupo da possibilidade do fornecimento. Caso se tratar de espetáculo para espaço alternativo ou tiver alguma particularidade na apresentação, favor identificar nesta ficha.




19 comentários:

  1. Mais uma vez vocês cometem os mesmos erros do ano anterior, não informam sobre alimentação e nem hospedagem e ainda cobram dos grupos AMADORES? deveriam ser mais organizados já que exigem tanta coisa na inscrição! reconheço a força de vontade de vocês! mais não se coloquem a organizar algo que não tenham estrutura para tal! o ano passado foi uma vergonha a desorganização de vocês o que salvou o festival foram os jurados! então reflitam e se organizem antes de qualquer coisa! quem for se inscrever cuidado perguntem tudo sobre o festival pq ano passado tiveram muita dificuldade na organização! por favor sejam democráticos e não apaguem esse comentário!
    VIVA O TEATRO ORGANIZADO
    ASSINADO TEATRO DE GENTE

    ResponderExcluir
  2. Gostariamos de informar que este regulamento é referente as necessidades para a inscrição. Estamos sim com novas parcerias este ano e forneceremo alimentação e hospedagem. A cobrança é simbólica, acreditamos que 5 reais não vá criar problemas para ninguém, tendo em vista que o festival nao visa lucros e este dinheiro é investido no proprio festival.Não apagaremos o comentario pq acho justo que todos deem sua opiniao, mesmo que anonimamente, sabendo que achamos importantes as criticas boas e ruins, tendo em vista que estamos em busca de melhorar sempre (visto que fizemos e faremos um debate final exatamente para ouvir as criticas). Gostariamos que todos pudessem acreditar no nosso trabalho, que se Deus quiser, conforme estamos em contato, este ano teremos um grande parceiro. De qualquer forma, que VIVA o teatro AMAdor, e que possamos nos encontrar, tendo em vista que infelizmente não conseguimos agradar a todos, mas ja ficamos felizes com os que conseguimos cativar.
    Este ano, conforme informado no regulamento estamos até com teatro novo, e quanto as nossas parcerias, divulgaremos em breve. Aos interessados na inscrição, sejam bem vindos e esperem um grande festival, este ano com todas as correções possiveis, e com dificuldades sim, pq senão não tem graça afinal...

    Daiane Ricardo

    ResponderExcluir
  3. MORO EM MACAPÁ NO ESTADO DO AMAPÁ

    tenho um grupo de teatro amador, fiquei muitíssimo interessada no festival, estou com uma peça em cartaz (comédia)de autoria proporia. como no regulamento não fala nada sobre isso, gostaria de maiores informações posso inscrever meu grupo?
    Kléya Imbiriba.

    ResponderExcluir
  4. Ola Kleya!

    O Festival recebe todos os generos de espetáculos, e não há problema de ser de autoria própria (inclusive premiamos dramaturgia).
    Seja bem vinda ao LUPA!
    Se tiver mais duvidas, entre em contato pelo e-mail que podemos conversar melhor.

    Diretoria LUPA

    ResponderExcluir
  5. E la vamos nós para o Segunda LUPA...
    sucesso!!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Lupa e equipe. Sou do grupo Liquidificador de Brasília. Estamos interessadíssimos no Festival e temos duas dúvidas:
    1. Quanto a passagem (se é por nossa conta)
    2. Nosso espetáculo é realizado em ARENA. Vocês têm teatro de arena ou algum espaço adaptável pra essa composição de público?

    Obrigado! Kael Studart

    ResponderExcluir
  8. Olá Kael
    Sejam bem vindos!
    A passagem fica por conta dos grupos sim... ainda não estamos em condições de realizar esta ajuda, mas já recebemos um grupo de Brasilia (nossos queridos da Cutucart) e eles conseguiram patrocinio. Tentem tambem. Nós oferecemos uma carta de possível participação se lhe interessar.
    - Estaremos recebendo espetáculos de rua, e temos sim espaço para seu espetáculo. Nos envie seu material.
    Qq duvida entre em contato via email.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi. Legal o lance do patrocínio. Não tinha pensado. Mas o nosso espetáculo não é de rua. É interno, precisa de equipamento de luz e som. Tem espaço assim de arena num teatro?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Entao Kael, conheço sim lugares que possam receber seu espetáculo aqui na cidade. Caso ele seja selecionado, podemos solicitar o local, sem problemas. Coloque esta observação na sua ficha de inscrição, para que de imediato possamos pensar nesse quesito para seu espetáculo.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Ai ai..então ¬¬'.. para todos que acessarem esse Blog deixe o mais claro possível: O TRABALHO QUE ESSE PESSOAL FAZ COM O LUPA É MAGNÍFICO...aquele primeiro comentário ali...deixem de lado..sei muito bem quem foi mas, não importa, um dos atributos do ator que mais admiro é a HUMILDADE e naquele cara ali não tem nem um grama disso! Sou do Grupo Cutucart (Brasília), participei do festival do ano passado, tiveram erros? (pose de pensador) Ah, tiveram sim, mas coisas contornáveis...Espero que ninguém tenha medo de se inscrever com medo de chegar lá e se decepcionarem pois só o esforço da Cia. Anjos Gripados já é maravilhoso, quem chegar lá, verá que, de amador, esse festival tem só o nome!
    VIVA O LUPA...


    Alejandro, ale alejandro... XD Abraços Daaai *.* Maaanda um super beeijão pra Rafa, pra Japa e pro Gui..e um abraaaço beem apertaado (o que nao é difícil :P) no Thiago...

    Até a próxima...

    >> Iury Pereira (Cutucart - Brasília)

    ResponderExcluir
  12. Iury, lembro que a primeira vez que acessei o site e vi aquele comentário, ele tocou um pouco o terror... Sei lá, a pessoa não foi na edição anterior e de cara já vê um comentário daqueles... Mas a resposta da Daiane e o contato via e-mail que tive com eles depois dispersou isso, agora com o seu comentário então...
    Dificuldades surgem, pioram... Mas são superadas! Hehe
    Saudações teatrais a todos! E viva o TEATRO!

    ResponderExcluir
  13. Ola pessoal!
    Primeiro, Iury meu querido! Nosso melhor ator 2010, muito obrigada! Mesmo! Vcs sabem o quanto a Cutucart é especial e toda essa humildade e profissionalismo que emana de vcs! Espero nos encontrarmos em muitos LUPA's e muitos outros lugares!

    Rute,
    Fique tranquila, estaremos sempre buscando melhorar... e erramos para aprender a acertar... sempre!
    Obrigada pela confiança de sempre depositada por todos vcs, que já vieram e que pretender vir! Ficamos muito felizes com a repercussão!

    Bem vindos ao LUPA!
    Daiane e Tiago

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Sou do Grupo TPC de Ribeirão Preto e gostaria de saber quando sai a lista de classificados.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, meu grupo tem 13 integrantes. Somente 2 têm DRT e nosso diretor também é profissional. Mesmo que ainda estivessemos no prazo, teríamos condições de inscrição?

    ResponderExcluir
  16. Sergio,
    Para a proxima edição teremos algumas mudanças no regulamento. Siga sempre nosso blog.

    Diretoria LUPA

    ResponderExcluir
  17. olá faço parte do Grupo Fênix de teatro da cidade de Tupã, estaremos nos apresentando aí no Lupa no dia 10 de novembro, e para nós o que realmente importa é o teatro, e a arte...gostaria de deixar claro que se não existissem pessoas para fazer acontecer como vocês o que seria de nós que queremos mostrar nossa arte...
    então que cada ano melhore mais e mais e sempre na busca do melhor para a ARTE que é o que realmente IMPORTA...estamos ansiosos para estarmos aí.

    ResponderExcluir
  18. estamos chegando ai!! vamos arrazar nesse festival!!

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal sou do grupo Fenix de Tupã e só tenho a agradecer a recepção o amor o carinho que foi nos dado ontem dia 10 de novembro. Ficamos muito felizes com o resultando e com os comentarios do publico e agradecemos imensamente essa oportunidade, estamos ai esperando a nova edição do LUPA.
    abracos a todos
    GRUPO FENIX DE TEATRO

    ResponderExcluir

Fique a vontade... nos dê sua opinião!